segunda-feira, 7 de abril de 2014

XIV Feira Transfronteiriça Arribas do Douro e Águeda

 No dia 8 de março estive em Freixo de Espada à Cinta para participar no 1.º Passeio Pedestre Amendoeiras em Flor. No programa das Amendoeiras em Flor havia muitas outras iniciativas, das quais uma com bastante destaque: a XIV Feira Transfronteiriça Arribas do Douro e Águeda.
A caminhada ribeira do Mosteiro a Freixo foi longa e bastante cansativa, por isso não havia muita vontade para visitar a feira. Foi no dia de abertura e havia muitas individualidades, animação e muita gente. Não resisti a entrar, mesmo não estando com ar muito apresentável (apanhei muito sol).
Havia muitos feirantes, foi a primeira coisa que me surpreendeu. Estava à espera de encontrar muitos produtos locais, mas o concelho de Freixo não é muito extenso, embora tenha produtos agrícolas de qualidade, dos quais se pode orgulhar.
 O nome da feira Transfronteiriça aponta para ambos os lados da fronteira, coisa não muito usual. Nem mesmo Miranda do Douro que vive muito da dependência dos compradores espanhóis faz tamanha aposta! A mistura das línguas era audível no recinto da feira e também nos produtos expostos se notava o outro lado da fronteira. A meio da tarde houve uma degustação de produtos de Hinojosa Del Duero e Saucelle. Foi colocada  uma mesa cheia de produtos para degustação. Foi curioso verificar que a amêndoa também constava em muitos dos produtos. Provei alguns e gostei.
Procurei identificar os expositores do concelho, mas não estavam identificados com a origem, por isso tentei mesmo adivinhar e/ou perguntar. Identifiquei com facilidade a confeitaria, o mel, os enchidos, queijos e os trabalhos em seda.
Se não estivesse tão cansado teria visitado a feira com mais calma e teria escutado durante algum tempo os amigos Galandum Galundaina que se encontravam no local para animar. O dia foi longo, já não houve energia suficiente para a noite.

Sem comentários: